As vantagens dos cursos online e seu crescimento no Brasil

Se você está lendo este artigo, é possível que esteja se divertindo com a idéia de se inscrever em um curso on-line, mas talvez você não tenha muita experiência em estudar on-line, se é que tem alguma.

Se você teve aulas presenciais durante toda a sua vida, ser um pouco apreensivo no início é normal, mesmo se você é especialista em tecnologia. No entanto, fazer um curso on-line, em oposição a uma aula presencial, definitivamente tem suas vantagens. Aqui estão cinco vantagens de estudar online.

Crescimento dos cursos online e EAD no mundo e no Brasil

Nos Estados Unidos, por exemplo, em uma pesquisa realizada pela The Learning House, 44% dos estudantes on-line relataram melhorias em seu status de emprego, por exemplo, obtendo um emprego em período integral nos 12 meses após a graduação e 45% relataram um aumento salarial.

Já no Brasil, segundo a pesquisa Coronavírus e Educação Superior: o que pensam os alunos e prospects, de junho de 2020, da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) e da empresa Educa Insights, o crescimento é muito grande. Já em 2022, o Brasil terá mais alunos do ensino superior estudando em cursos online (EAD) que na modalidade presencial.

Vantagens dos cursos online

Estudar online oferece mais flexibilidade. Você pode trabalhar e ajustar seu horário de trabalho (e seus hobbies) em torno de seus cursos mais facilmente; ainda mais se você estiver participando de uma aula assíncrona: uma aula on-line em que você não precisa fazer login em um horário específico para uma sessão ao vivo, mas pode estudar e interagir com seu instrutor e seus colegas de classe no seu próprio ritmo, por exemplo, o fórum de discussão.

Quando você terminar seu curso on-line, você terá mais experiência profissional e aprenderá novas habilidades que o ajudarão a avançar em sua carreira!

Horário e ambiente flexíveis

Ao estudar on-line, você escolhe seu próprio ambiente de aprendizado que funciona melhor para suas necessidades: seja seu quarto, seu escritório, o café do outro lado da rua ou seu ginásio local, ouvindo o podcast de palestras do instrutor enquanto corre na esteira. Isso não é incrível?

Fazer um curso on-line também significa que você não precisa ir para a aula, o que significa menos tempo gasto no ônibus e mais tempo de estudo sentado no sofá, o som de uma lareira crepitante ao fundo. Você não precisa mais se preocupar em dirigir na tempestade de neve e perder uma aula importante!

Custos menores

Estudar on-line significa que você paga a taxa de matrícula, possivelmente fornece materiais para livros, uma taxa de inscrição on-line e alguns outros itens.

Também é importante destacar o papel dos cursos online de biomedicina de curta duração, mais técnicos, para o setor de saúde. Médicos, biomédicos, farmacêuticos, veterinários, enfermeiros e outros profissionais da área necessitam de cursos de formação complementar e continuada.

Autodisciplina e responsabilidade

Quem disse que ter que ser mais autodisciplinado é uma desvantagem? É verdade que estudar on-line requer mais habilidades de auto-motivação e gerenciamento de tempo , porque você passará muito tempo sozinho, sem alguém fisicamente próximo para mantê-lo focado nos prazos. Veja da seguinte maneira: seu curso on-line não apenas ensinará geologia ou poesia, mas também ajudará você a se motivar mais, uma característica que o fará se destacar no local de trabalho e além. Ficará ótimo em seu currículo.

Mais opções de tópicos do curso

Vamos pensar no que estudar, além de interesses e oportunidades de carreira, onde estudar também é um fator decisivo. Isso pode limitar a escolha de disciplinas ou cursos a serem seguidos. Estudar on-line por sua própria conveniência permite que você não se preocupe mais com a localização da classe ao escolher o que aprenderá a seguir. Ao fazer um curso on-line, você pode realmente se concentrar no assunto em que está interessado e escolher entre uma variedade de cursos e programas on-line.

Uma abundância de conhecimento

A educação continuada on-line e a educação médica continuada representam uma riqueza de conhecimento coletivo e oportunidades de aprendizado para os profissionais de saúde da comunidade. É a retenção, a prática e o compartilhamento desse conhecimento que podem fazer uma diferença duradoura no setor de saúde em constante mudança.

O valor da educação continuada não pode ser enfatizado o suficiente. O compromisso com a educação continuada para ampliar o conhecimento e a experiência de alguém melhora, em última análise, a qualidade dos resultados dos cuidados e da saúde das diversas populações atendidas em contextos comunitários.

Conclusão sobre os cursos online em saúde

A necessidade de educação continuada está bem estabelecida e documentada há décadas. Os conselhos de enfermagem, medicina e outras disciplinas complexas geralmente exigem que os profissionais concluam um certo número de créditos de educação continuada, ou horas, para cada ciclo plurianual de certificação ou licenciamento.

Eu listei apenas alguns benefícios para aprender on-line, mas, tendo sido um aluno on-line, sei que existem muitos mais. Você pode pensar em outras vantagens ou razões pelas quais você prefere fazer seu próximo curso on-line? Sinta-se livre para compartilhar seus pensamentos na seção de comentários!

Deixe um comentário