Guia Completo SiSU | Como Funciona o Sistema de Seleção Unificada!

Aqui você vai encontrar um guia completo de como funciona o SiSU (Sistema de Seleção Unificada), inscrições, cronogramas, cursos, vagas e lista de espera, mas antes, para o seu melhor entendimento vamos fazer um breve resumo do que é este programa.

O Sistema de Seleção Unificada (SiSU), está entre um dos mais importantes programa do Ministério da Educação (MEC) junto ao Governo Federal e diversas instituições de ensino superior públicas brasileiras, que disponibilizam vagas para estudantes que participam do Enem.

Se você fez as provas do Enem e seu desempenho foi bom, fique de olho aberto do programa Sisu, pois este é uma grande oportunidade para você, jovem que quer ter acesso ao ensino superior gratuito e de qualidade.

Com funciona o SiSU?

O programa disponibiliza bolsas de 100% para estudantes que tiveram um ótimo desempenho no Enem (Exame Nacional do Ensino Médico) do ano anterior, e pretende ter acesso a um ensino superior de qualidade.

Essa distribuição de bolsas para estudantes com bons resultados no Exame Nacional do Ensino Médio acontece em uma única etapa, você deve escolher suas opções de vagas, onde a 1º opção de curso é prioritária e uma 2º opção secundária.

Você pode mudar essas opções durante o processo de inscrição, sendo considerado a sua última alteração, antes do término das inscrições.

Ao término das inscrições o programa irá selecionar cada candidato conforme suas notas do Enem e eventuais considerações, como bônus e peso concedido às notas.

São escolhidos os estudantes que classificaram dentro do números de vagas disponíveis através do SiSU e dependendo da concorrência de cada curso.

Se você conseguiu atingir boas notas e foi classificado em suas opções de vagas, será selecionado logo na primeira etapa, onde será feita somente uma chama para se matricular.

Então, fique atento! Se foi selecionado na 1º ou 2º opção, você terá um prazo para fazer sua matrícula na instituição de ensino escolhida ou perderá o direito de participar da lista de espera.

Lista de espera

Depois do processo de chamada inicial, caso não houve matrículas suficiente para preencher as vagas nas instituições, o SiSU disponibiliza uma lista de espera prioritária para as instituições.

Para conseguir entrar nesta lista de espera do SiSU, você tem que acessar a página do SiSU e expressar o seu interesse dentro do prazo do cronograma.

Se você  não foi selecionado em nenhuma das opção de chamada legítima, você ainda poderá escolher uma das opções que escolheu na fase de inscrição do programa.

Se existirem vagas disponíveis, você será chamado para realizar sua matrícula, por isso é muito importante ficar de olho nas convocações da instituição que tem interesse.

Como se inscrever no SiSU

Inscrição SISU

Todos os candidatos que fizeram o Enem do ano anterior, não zeraram na redação e que estejam fora da descrição do item 2.5 do Edital do Enem. Lembrando que cada instituição de ensino tem suas notas de corte mínima, dependendo do curso escolhido.

Todos os estudantes podem participar do da seleção do SiSU mesmo que tenha sido selecionado em programas anteriores, só tem que ter o Enem do ano anterior.

Todos os estudantes já matriculados em instituições educacionais podem participar da seleção do SiSU, só não pode graduar em dois cursos ao mesmo tempo em instituições educacionais públicas superior.

As inscrições do SISU são realizadas somente através da internet no site oficial e não são cobradas nenhum tipo de taxas.

O período de inscrições do programa geralmente fica aberto aos estudantes no início de cada ano, em meados de final de janeiro e começo de fevereiro.

O único documentos exigidos para se inscrever no SISU, é o número de inscrição e senha do cadastro do Enem do ano anterior. Lembrando que para fazer a inscrição caso seja chamado para efetivação da matrícula em uma instituição de ensino, precisará de outras documentações, mas fique tranquilo estará disponível no sistema.

Imprima seu comprovante de inscrição e lembre-se, caso queria mudar a opção de curso, só poderá ser feito durante o período de inscrições do SISU, valendo a última alteração.  

Recuperar senha e número do Enem

Como recuperar senha do Enem

Para você conseguir ter acesso ao 1º SISU do ano, terá que ter em mão o número de inscrição e senha do Enem.

Se caso você esqueceu ou perdeu deve recuperá-la no site do Enem.

Como funciona as notas do Enem para o SISU

Quando o estudante acessar o site do SISU com seu número de inscrição e senha do Enem do ano anterior, o programa do SISU encontra suas notas conquistadas no Enem.

Lembre-se cada uma das diversas instituições de ensino superior participantes do programa SISU, adotam pesos diferentes para suas notas.

Isso vai depender do curso e das especificações adotada por cada instituição, esse nota da instituição são geradas automaticamente e apresentada para cada candidato.

Sendo possível você ter diferentes no mesmo curso escolhido em diferentes instituições de ensino.

Leia também: 

Atividades Para Educação Infantil | Como Estimular a Criatividade?

Qual a nota de corte do SISU

São calculadas diariamente pelo SISU durante o período de inscrição uma nota de corte, ou seja, uma nota mínima para cada curso oferecido em relação ao número de vagas e totais e inscrições feitas.

Mas isso não quer dizer que essa nota é exata, sendo somente para o estudante ter uma orientação de sua inscrição. A vaga ofertada ainda não estará garantida, tendo que esperar ser chamado.

A classificação parcial serve somente para que o estudante consulte e se oriente em sua classificação referente a opção de curso escolhida.

O melhor a se fazer é esperar a lista de selecionados.

Vagas ofertadas pelo SISU

As vagas ofertadas pelo programa sofrem políticas de ações afirmativas, ou seja, todas as instituições de ensino superior da federação que estão no programa SISU, têm vagas reservadas para estudantes de ensino médio em escolas públicas.

Sendo que; todas as vagas ofertadas valem somente para cursos presenciais e para modalidade de ensino a distância.

Sabendo disso, saiba que pode existir três níveis de concorrência, sendo elas; ampla concorrência, reservadas (Lei de Cotas) e de ações afirmativas da instituição. E você tem que optar por uma modalidade no ato na inscrição.

Então, quando o SISU começar a chamada regular, o estudante concorrerá conforme a opção escolhida no sistema, sendo selecionado os que obtiverem as melhores notas no Enem referente a sua modalidade.

Sendo toda a responsabilidade do estudante ter toda as documentações e estar dentro dos requisitos exigidos para concorrer às vagas destinadas para política afirmativa.

Resultados SISU

Resultados SISU

Para saber qual o resultado do SISU pode-se consultar, na própria instituição de ensino, site do SISU ou na Central de Atendimento do MEC: 0800-616161.

Se você foi chamado, confirme com a instituição de ensino escolhida, onde foi aprovado, os documentos necessários, prazos, horários e local da matrícula.

Oportunidade para o SISU

O processo seletivo do SISU são realizados duas vezes ao ano, um no início do ano e outro no início do segundo semestre.

Fique atento e não perca os prazos.

Compartilhe com algum amigo que precise dessa informação! E fique ligado nas publicações do Guia Cultura.

Deixe um comentário