Por Onde Começar no Marketing Digital? | Guia Definitivo

Tempo de leitura: 10 min

Se você NÃO tem ideia por onde começar no Marketing Digital, e precisa que seu negócio esteja na internet para aumentar ou solucionar problemas com vendas, continue lendo.

Já imaginou colocar seu negócio na internet e triplicar seu faturamento, além de ter clientes satisfeitos e envolvidos com você e sua marca?

Isso com certeza, não seria fantástico?

Mas você não tem ideia de como começar no Marketing Digital ou está perdido(a) e com a sensação que está a muitos cliques de distância, pois:

  • Não tem uma estratégia digital definida;
  • Não tem um site/blog;
  • Não sabe trabalhar com Instagram;
  • Não tem ideia de como criar anúncios no Facebook ou Google ADS;

Pensando assim, deve ficar com vontade de desistir antes mesmo de dar os primeiros passos para iniciar no Marketing Digital, não é verdade?

Portanto, não precisa ser assim. 

Você vai entender ao longo do artigo, que é só seguir o passo a passo de como começar do zero no Marketing Digital e colocar em prática.

Tudo que vai precisar fazer é continuar lendo e executar os pontos que vou escrever a seguir.

Mas antes, é importante saber:

O que é Marketing Digital?

Nada mais é que várias estratégias de Marketing feito no ambiente digital, com objetivo principal o aumento das vendas através da internet.

Usando ferramentas como sites/blogs, e-mail marketing, redes sociais, telegram e whatsapp, permitindo que seu negócio se aproxime mais do seu público.

Por isso, é muito importante entender como pode comunicar-se corretamente.  

Facilitando o atendimento personalizado e direto entre seu negócio e clientes, fortalecendo sua marca e consequentemente melhorando suas vendas. 

E para isso tudo acontecer, basta aplicar essas dicas a seguir.

9 dicas para iniciar no Marketing Digital

Se você aplicar a seguinte sequência passo a passo, irá conseguir implementar o Marketing Digital altamente eficiente em seu negócio.

Seja você um produtor de cursos online, afiliado, dropshipper, dono de e-commerce ou até mesmo que tenha um negócio físico e queira trazer para o digital. 

1º Defina o objetivo de sua estratégia

Antes de definir um objetivo de marketing para seu negócio, é importante saber com clareza qual o foco do seu negócio.

Pois existem diversos objetivos, como: 

  • Trazer seu negócio para o ambiente digital.
  • Posicionamento de marca e educar o público.
  • Crescer suas redes sociais e aumentar o engajamento.
  • Aumentar suas vendas e retenção de clientes atuais.
  • E outros…

Depois de definir o objetivo, faça um estudo mais aprofundado sobre, definição de persona e um estudo de palavras-chave.

Para mais detalhes desse primeiro passo acesse aqui.

2º Pesquisar concorrentes

Pesquisar o que já existe no Google, Facebook, Instagram e Youtube, que seja parecido ou semelhante ao seu negócio.

Observar o que eles estão fazendo:

  • Qual o tamanho do público que os seguem?
  • Comentários e quais são as dúvidas mais comuns?
  • Qual tipo de publicações estão fazendo?
  • Qual é a comunicação nas publicações que estão usando (imagem, vídeo ou texto)?
  • Qual a frequência de postagem?
  • Qual tipo de publicação que você acha que dá mais certo?
  • E qual tipo de publicação que você acha que não funciona?
  • Tem reclamações no Reclame Aqui?

Esses pontos acima são ideias do que você pode pesquisar, não existe uma receita exata a seguir para pesquisa de concorrente.

A ideia aqui é você entender o que eles estão fazendo de melhor, ai você replicar no seu negócio, e também observar o que você não pode fazer.

Além de ficar de olho na concorrência de perto, deixando eles sempre no seu radar.

Para mais detalhes desse segundo passo acesse aqui.

3º Criar estrutura de Marketing Digital

É nesse ponto que geralmente a grande maioria das pessoas que quer começar a empreender no online dá uma travadinha.

Porque aqui leva um pouquinho de tempo para construir uma estrutura alinhada com o objetivo estratégico de seu negócio online.

Para iniciar uma estrutura de vendas online eficiente você pode começar seguindo essa ordem:

  1. Site/Blog para ter um posicionamento;
  2. WhatsApp business para passar confiança;
  3. Instagram do seu negócio;
  4. E-mail Marketing (Pode usar a Lead Lovers);
  5. Facebook do seu negócio (Não é obrigatório);
  6. Youtube do seu negócio (Não é obrigatório);

Obs. Quando for criar suas contas nas plataformas sociais, tente colocar o mesmo nome em todas.

Essas dicas para iniciar no Marketing Digital acima, são apenas o básico.

Existem vários outros tipos de estruturas para ajudar você a melhorar suas conversões. 

Aqui temos um guia completo que vai ajudar você nesse processo:

Guia Definitivo Para Criar Seu Negócio Online do Zero Passo a Passo

4º Criação de conteúdo

Muita gente se assusta na parte da criação de conteúdo, por não ter ideia de como vão fazer.

Aqui vamos mostrar como é simples a produção do seu conteúdo. 

Tanto para você mesmo produzir ou para conseguir terceirizar essa produção.

Você só tem que pensar de maneira simples, quem é o público(pessoas) que vai querer atingir, exemplo:

Você tem uma garagem de carros.

É só pensar quais são as maiores dúvidas/dores das pessoas que querem comprar um carro, exemplo:

  • Como saber se o carro está em bom estado?
  • Como saber qual a procedência do carro?
  • Como saber se o carro foi batido?
  • E outros…

Quando você produz conteúdos assim, tirando dúvidas das pessoas que estão interessadas no assunto.

Passa a ser encontrado através do conteúdo que está produzindo, atraindo o público que possivelmente pode virar seus clientes.

Além disso, um ponto importante é que seus possíveis clientes passam a enxergar você como uma autoridade no assunto.

Tendo mais confiança em você e sua marca, acabando comprando ou indicando de você.

E se ainda você não estiver afim de criar seus conteúdos, pode terceirizar usando plataformas, como:

Uma dica boa é que o mesmo conteúdo que produz, pode ser replicado em todas as outras plataformas onde tem conta, exemplo:

Você produz um artigo pro seu blog, então, pode replicá-lo no seu Instagram, Facebook e no Youtube na parte de postagem.

Além de poder pegar esse mesmo artigo que já foi feito, e gravá-lo em vídeo para seu Youtube, aumentando ainda mais o alcance de seu público.

Outro ponto importante, que vai ter um grande peso na decisão de compra de seus clientes, é o conteúdo de provas e depoimentos. 

Esse conteúdo vai depender do seu negócio.

No caso da garagem você pode pedir para seus clientes deixar um comentário sobre a compra.

Ou, pode gravar um vídeo com seu celular de depoimentos na entrega do veículo, para isso pode oferecer um desconto ou um brinde. 

E para auxiliar você nessa produção, existem algumas ferramenta online que pode ajudar muito nessa jornada.

  • Canva (Modelos prontos para criação de post para redes sociais);
  • Freepik (Encontre imagens gratuitas de alta qualidade para postagens);
  • InShot (Edite seus vídeos direto no celular);
  • ShotCut (Edite vídeos no seu computador);

Com todas essas dicas acima, não tem desculpa para você não criar conteúdo para seu negócio.

Para mais informações veja esse artigo: acesse aqui.

5º Atração de clientes para seu négocio

Pensando em Marketing Digital você tem que ter uma estratégia pensada e efetiva para atrair seus clientes.

Existem basicamente duas formas de atrair seus clientes, através de conteúdo e anúncios.

Como já falamos sobre o conteúdo, vamos dar foco nos anúncios.

E é aqui que seu negócio vai para um nível superior e escalável, pois conseguirá aumentar muito suas vendas.

Você pode anunciar seu negócio, tanto no Facebook/Instagram quanto no Google/Youtube.

E se estiver com medo, fique sabendo que se você souber fazer os anúncios com um bom planejamento de meta e controle de ROI (Retorno Sobre o Investimento).

Você passa a ter em mãos uma máquina de imprimir dinheiro.

Pois, você investe de uma lado e pode ganhar em dobro de outro.

Para aprender como criar anúncios tanto para Facebook e Instagram, quanto para Google e Youtube, é só seguir os links respectivos.

6º Retenção de clientes

A retenção de seus possíveis clientes é um ponto importantíssimo, pois geralmente as pessoas não vão comprar de você logo de primeira.

Então, você tem que conseguir atraí-las novamente para ver seu negócio, e depois conseguir convertê-las em clientes.

Para isso, você pode trabalhar uma estratégia de captura, colocando essas pessoas em listas, como:

  • Listas de E-mails;
  • Listas de Whatsapp;
  • Listas de Seguidores;
  • Listas de Remarketing;

Tudo isso para que você consiga enviar conteúdo novamente, e de novo, atraí-las para seu negócio, apresentando mais benefícios.

Para criar uma lista de E-mails e Whatsapp, você pode usar uma estratégia de e-books gratuitos, onde você oferece esse e-book gratuito em troca do contato das pessoas.

Para criar uma lista de Seguidores, é só você produzir conteúdo com frequência para suas redes sociais e pedir para que eles te seguem.

Para criar uma lista de Remarketing, você deve configurar o pixel do Facebook e tags do Google em seu site/blog, marcando quem acessar.

Depois, criar anúncios de Remarketing para o público que visitou seu site/blog, atraindo novamente para seu negócio.

Com essa estratégia acima, você consegue uma alta taxa de conversão, chegando a ficar acima dos 300%.

7º Comunicação com seus clientes

Hoje com a entrada de muitos negócios no digital, é importante você ter uma relação mais próxima com seu público.

Para isso, tenha um Whatsapp para falar direto com eles, e sempre responder seus directs do Instagram o mais rápido possível.

Também, pensar em ter uma opção de contato direto em seu site/blog, ou seja, fique o mais disponível possível para seus clientes.

E se por acaso muitas pessoas forem falar com você.

Lembre-se, isso é um ótimo problema, pois seu negócio está crescendo. 

Cuide somente para que consiga responder todos com total clareza e o mais rápido possível, dando toda a atenção.

8º Aplicação de estratégia de vendas

Neste ponto, você já deve estar atraindo pessoas, mantendo elas próximas de você em listas, respondendo suas mensagens e comentários.

Agora, o que vai precisar fazer é vender, e para isso acontecer, precisa trabalhar o remarketing.

O remarketing é a estratégia que vai te proporcionar os maiores resultados, podendo chegar até mais de 300% de aumento em suas vendas.

Para conseguir fazer um bom remarketing, você deve fazer ofertas de novidades ou promoções para suas listas, e junto enviar provas do produto e depoimentos de quem já é cliente.

Isso vai ajudar em sua conversão. 

9º Análise de suas estratégias

Alguns não dão muita importância para esse ponto do processo.

Mas, é muito importante entender o que está funcionando em seu negócio e o que não está.

Para conseguir fazer essa análise, vai precisar usar algumas ferramentas para metrificar suas campanhas de tráfego e conversão.

Para seu site/blog:

Uma dessas ferramentas de análise é o Google Analytics, é gratuita e através dela você consegue ver qual o fluxo de pessoas dentro do seu site/blog.

Consegue ver também, quais páginas estão sendo acessadas, onde estão clicando e ações estão tomando dentro de sua estrutura.

Com esses dados, pode melhorar os pontos onde seus clientes estão desistindo dentro do processo de compra ou de captura de contatos.

Para seu Instagram:

No Instagram quando você muda para conta comercial, passa a ter acesso ao analytic do Instagram.

Com ele você sabe quantas pessoas estão vendo seus posts e stories, qual a interação de seu público, melhores dias e horários de publicações. 

Consegue também, ter ideia de que tipo de conteúdo seu público mais gosta, e assim produzir mais conteúdos semelhantes.

Agora, para outras plataformas como Youtube, Facebook e Whatsapp segue as mesmas análises.

Sempre use o bom senso, analise e trabalhe em cima desses dados. 

Concluindo as dicas do Marketing Digital

Se você seguir essas nove dicas de como usar o Marketing Digital para seu negócio é certeza que terá resultado fantásticos.

Tentamos mostrar de um jeito menos técnico e mais estratégico cada passo.

Caso tenha interesse em se aprofundar mais, e conseguir aplicar de maneira técnica, sugiro que:

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