Como Escolher um Nicho Lucrativo Para Vender Online

Tempo de leitura: 5 min

A definição do nicho de mercado para iniciar um negócio online é o fator determinante para qual público vai falar e ofertar seus produtos ou serviços.

Já imaginou conseguir acertar todos os seus projetos de vendas online, antes mesmo de iniciar a execução?

Seria ótimo se fosse assim, não acha?

Mas sabemos que as pessoas têm perfis demográficos, gostos e interesses diferentes umas das outras.

Por isso, antes de iniciar um projeto é muito importante a definição do nicho de mercado para que você consiga atingir um público específico e desenvolver sua marca.

Consequentemente, traçar uma estratégia para converter o público-alvo do seu nicho definido em clientes satisfeitos. 

Então, continue lendo este artigo que vamos dar algumas dicas valiosas de como escolher um nicho lucrativo para vender online.

Mas antes, você precisa saber:

O que é um nicho de mercado?

A definição do nicho de mercado é representado por uma parcela de público consumidor que tem perfis e interesses parecidos.

Este público pode ser identificado por terem necessidades parecidas e bem específicas.

É importante definir um nicho para distinguir sua persona e escolher os produtos ou serviços que supra a demanda do mesmo.

Fazendo assim, você consegue ser mais assertivo em suas campanhas de Marketing Digital e consequentemente vender mais.

Como escolher um nicho lucrativo?

Como vimos acima, um dos principais fatores ao iniciar um negócio é a escolha do nicho de mercado.

Se você escolher de forma aleatória ou NÃO TOMAR os cuidados necessários nesta parte do planejamento, dificilmente terá o resultado desejado.

Então, leve em consideração estas três perguntas que vai facilitar muito sua decisão na escolha do nicho perfeito:

  1. Eu gosto do assunto desse nicho?
  2. Eu tenho alguma habilidade ou facilidade sobre o assunto?
  3. As pessoas são compradoras nesse nicho de mercado?

1º Eu gosto do assunto desse nicho?

Saber se este assunto te interessa e se realmente você gosta dele, é de extrema importância.

Então, faça a seguinte pergunta para você mesmo:

Eu me vejo trabalhando com este negócio daqui 10 anos?

Porque, você sempre terá que está pesquisando, estudando e se atualizando sobre o este assunto.

Imagine fazer isso, se você não gostar?

Por isso, saber o que te interessa, facilitará muito seu negócio prosperar.

2º Eu tenho alguma habilidade ou facilidade sobre o assunto?

As pessoas geralmente se interessam por suas habilidades ou facilidades de resolver algum problema, seja informativo ou produtos físicos.

Além disso, você precisa dessas habilidades ou facilidades para conseguir solucionar os problemas de seus clientes.

E também, estar sempre motivado para o aprendizado constante, pois sem esta motivação, não terá ânimo para prosperar seu negócio.

3º As pessoas são compradoras nesse nicho de mercado?

Se vai vender algum produto ou serviço, precisa saber se existem pessoas interessadas e se pagam por ele.

Uma solução simples é identificar seus possíveis concorrentes e ver se eles estão oferecendo soluções parecidas.

Assim você vai saber qual produto ou serviço investir seu tempo e dinheiro, antes mesmo de iniciar as vendas, não é fantástico?

Para saber, você pode usar o próprio Google.

Faça uma pesquisa por possíveis palavras-chave usadas por seu público-alvo, e observe se existem anúncios para produtos ou serviços similares.

Ou, use uma ferramenta de pesquisa de palavras-chave para ver o volume de buscas mensais de determinados termos.

Você pode usar em sua pesquisa:

Observe se existe demanda suficiente para seu nicho. 

Assim, terá uma noção de seus concorrentes, e analisará se é viável investir no nicho escolhido.  

Uma dica para o início do seu projeto é sub-nichar, fazendo isso, consegue cativar os clientes e ganhar reputação para sua marca.

Análise de tendência de mercado

Analisar as tendências de mercado é um outro fator importante, ainda mais se for iniciar um projeto sub-nichando. 

Pode ser muito difícil iniciar em um nicho, onde tem uma tendência de grande procura, mas com muitos concorrentes ofertando produtos ou serviços similares.

O ideal é você encontrar um equilíbrio, entre a procura dos clientes e as ofertas do mercado.

Para isso você pode usar algumas ferramentas disponíveis no mercado, como:

Com elas você pode ter uma ótima direção do seu nicho de mercado.

Teste seu nicho de mercado antes de iniciar seu negócio

Agora que você tem o nicho definido que vai atuar conforme suas habilidades e facilidade no assunto.

É importante antes de criar uma estrutura maior e investir uma grana alta em sua ideia de negócio, você deve testar antes o potencial do mercado.

Para isso, você deve criar um MVP (Minimum Viable Product), traduzindo, Produto Mínimo Viável.

No caso, você cria um modelo de seu produto ou serviço em uma estrutura mínima, e faz uma mini campanha de divulgação para seu público.

Colete os dados, analise os resultados e valide sua ideia de negócio, investindo o mínimo possível. 

Entenda os problemas, as dúvidas de seu público e faça os ajustes necessários.

Somente depois de validar a ideia e o nicho de mercado, invista nele. 

Conclusão da importância de definir nicho para seu negócio

A importância de ter o nicho definido é fundamental para a estratégia de marketing que vai usar.

Pois, através dessa definição você segmenta melhor suas campanhas de vendas, atingindo o público que tem interesse em comprar de você.

Com isso, você identifica com mais rapidamente onde encontrar seus possíveis clientes, resultando em melhores resultados financeiros.

Também, com seu nicho bem definido você tem menos concorrentes e maior possibilidade de ter sucesso em seu negócio online.

Para saber tudo que precisa para ter sucesso em Marketing Digital, e ter um faturamento inimaginável com seu negócio.

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