Como Aumentar a Extensão Vocal

Olá querido leitor, hoje vamos falar de um assunto bastante interessante que é como aumentar a extensão vocal.

Este tema é muito relevante para cantores ou aspirantes a cantores, afinal saber cantar bem exige uma grande quantidade de habilidades do cantor e entre elas está a capacidade de executar notas em várias regiões, passeando entre as notas mais graves e as mais agudas.

Para começar vamos falar a respeito do conceito que é muito misturado no meio da música, já que o termo extensão vocal é muito confundido com tessitura vocal.

Diferença entre tessitura e extensão vocal

Diferença entre tessitura e extensão vocal

É bastante simples entender essa diferença e vou te ensinar um macete para você decorar de uma vez por todas a diferença entre esses dois conceitos.

Basicamente a tessitura está dentro da sua extensão vocal. Vamos entender na prática como tudo funciona.

Em termos gerais, a extensão vocal trata das notas que conseguimos emitir, desde as notas mais graves até as notas mais agudas. Neste caso vale qualquer som, até aquele grito forçado e fino que você já tentou fazer para quebrar uma taça de cristal, depois de ver um documentário sobre isso na TV.

Então, a sua extensão vocal é tudo que você consegue emitir de som, seja afinado ou não e mesmo que você não consiga sustentar a nota com segurança.

Já a tessitura define a região de notas que você usa para cantar. Nelas estão compreendidas as notas que você consegue executar com perfeição e na afinação correta sem forçar a garganta ou as cordas vocais.

Portanto, aqui está o macete para você se lembrar dos conceitos: “tessitura é menor que a extensão”. Decore essa frase e toda vez que você ficar em dúvida, lembre se dessa frase e você saberá qual é qual.

Como aumentar a extensão vocal

Extensão Vocal

Nesse momento eu gostaria que você entendesse um conceito importante. Não existe fórmula mágica para conseguir nenhum avanço na música, seja para desenvolver qualquer técnica.

A única forma de você conseguir aumentar a extensão vocal e ter mais notas em sua tessitura, é praticando muito e principalmente, através de aulas de canto.

Isto, porque nas aulas de canto você irá aprender a fazer os exercícios que irão te ajudar nessa tarefa.

Imagine você que um rapaz magrelo e fraco deseja começar na academia para ficar forte e bombado como um lutador de UFC. Então ele chega no personal trainer e pergunta: “como eu faço para ficar forte e bombado bem rápido?”.

É bem provável que o personal tenha dificuldade de segurar a risada. Você só fica forte na academia treinando por meses e meses a fio. É da mesma forma no canto. Você só será capaz de cantar bem se praticar e fizer aulas, não tem segredo ou magia nenhuma.

Portanto, não se deixe enganar por promessas de desenvolvimento rápido e fácil. Não existe isso na música, tudo é gradativo e depende de treino e bastante prática para alcançar os objetivos desejados. O segredo é praticar, nada mais que isso.

Gostou do artigo, tem alguma dúvida ou sugestão? Deixe o seu comentário no campo abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos nas redes sociais.

Como Aumentar a Extensão Vocal
5 (100%) 1 vote

Deixe um comentário