Atividades Para Educação Infantil | Como Estimular a Criatividade?

Ser criança é aprender todos os dias uma coisa nova, por isso é importante atividades para eduacação infantil, pois o mundo é uma grande descoberta e estimular a criatividade é essencial para auxiliar os pequenos, pois desperta a imaginação e com isso passam a ter um olhar curioso fazendo-os “pensar fora da caixa”.

Com o passar do tempo as crianças vão se desenvolvendo e crescendo, porém nota-se que muitas quando adultas, possuem dificuldades em ser criativa, isso vai se perdendo conforme vão amadurecendo.

Pensando nessa situação, separamos dicas para familiares utilizarem no dia a dia e na escola infantil das crianças de modo que possam aproveitar e estimular a criatividade.

Melhora raciocínio

Atividades para Educação Infantil melhora o raciocínio e a capacidade de criação.

Deixe a criança brincar: Parece óbvio, mas é fundamental que a criança brinque, pois dessa forma aprende a ler, escrever, pintar, desenhar e a ter ideias para criar novas brincadeiras. Brincar ativa o senso exploratório da criança.

O papel dos pais nesse quesito é de extrema importância. Contar histórias, levar a teatros, museus e parques, ler livros, além de fazer diversas outras atividades que fujam um pouco da rotina são excelentes para que criança aprenda e estimule o conhecimento.

Fazer a mesma coisa sempre deixa o cérebro “preguiçoso”.

Mas vale ressaltar que não é preciso ocupar o dia inteiro da criança com brincadeiras e atividades, ela precisa de momentos de descanso e nesse tempo livre ela passa a pensar e a desenvolver ideias com base em algo novo que viu ou aprendeu.

Brinquedos para crianças

Sugestões de brinquedos para crianças

A primeira sugestão é brincar de lego, pois é um brinquedo que possibilita a criança montar e criar diferentes cenários encaixando peças de acordo com a criatividade.

A segunda sugestão é brincar com caixas de papelão, é isso mesmo. Quanto mais abstrato o brinquedo for, maior a possibilidade da criança explorar.

Dá para fazer uma casa, um castelo, uma tv, um carro, um labirinto, um foguete… as possibilidades são inúmeras, sem contar que dá para pintar o papelão e com isso surge mais uma forma de estimular a criatividade da criança.

Criatividade na escola infantil

Dicas de estimulos para criatividade na escola infantil

  • Evite muitas críticas: Seja cuidadoso ao fazer críticas, se a criança é repreendida diversas vezes, isso acaba diminuindo a sua autoestima e consequentemente a criatividade, pois ela se sente desmotivada e até insegura de fazer algo diferente.
  • Não limite a criança: Nesse caso, possibilite-a explorar o lado artístico, não defina como ela deve pintar um desenho, quais cores usar ou como desenhar algo, deixe-a fazer como quiser e então após terminar a atividade dê dicas e sugestões que possam contribuir para o aprendizado e entendimento do pequeno. Lembre: sem críticas para que não sinta que está fazendo algo ruim ou errado.
  • Interaja: Faça perguntas ao pequeno e observe como ele responde e se comporta. Nessa fase da vida, as crianças costumam passar pela fase dos “porquês” e por isso é importante dar atenção e não deixar de lado esses questionamentos.

Portanto, incentive as crianças com essas atividades para educação infantil diariamente, pois será benéfico para estimular a criatividade e com certeza ajudará no futuro. O mercado de trabalho procura profissionais cada vez mais criativos e que consigam oferecer ótimas soluções para algum problema.

E lembre-se: não force nada, essas atividades e interações precisam ser naturais, sem a criança sentir que está sendo obrigado a fazer algo.

O que achou do conteúdo? Alguma crítica ou sugestão? Compartilhe para que mais pessoas saibam como estimular a criatividade das crianças e deixe um comentário abaixo

Atividades Para Educação Infantil | Como Estimular a Criatividade?
5 (100%) 2 votes

Deixe um comentário